Música Celta (Celtic Inspiration em inglês) refere-se a música típica e tradicional dos países nórdicos, como: Noruéga, Finlândia, Suécia, Irlanda, Escócia, País-de-Gales e Bretanha. É um tipo de música festiva com danças tradicionais e improvisação do trovador (vocalista).
A música Celta na idade média era voltada para festas por isso não estava muito presente na igreja.
Os instrumentos usados são todos modernos, tendo quase todos sido inventados ou transformados no Século XVII e XVIII. A música folclórica irlandesa conservou fortes traços da música barroca, onde a "música celta" tem as suas verdadeiras raízes. Além da flauta, violino, harpa e concertina (conhecidas na maior parte do mundo), ainda existe um importante instrumento de percussão pouco conhecido, chamado bodhrán (uma espécie de tamborin).
Foi por volta de 1960 que a música celta começou a ganhar o resto do mundo se tornando rapidamente muito popular. Na Inglaterra as bandas de rock e pop começaram a implementar instrumentos típicos de música celta, como a banda Jethro Tull no início da década de 70. Na américa a música celta acabou dando origem a novos gêneros musicais como o Folk e o New Age como da cantôra Enya. Hoje a música celta tempera muitos gêneros musicais mas acabou fortemente presente principalmente dentro do Rock.
Lucas Kellermann
quinta-feira, 16 de abril de 2009
:::::: M Ú S I C A C E L T A ::::::::
Postado por Primeira turma de Técnico em Música da Escola Barão do Rio Branco em Blumenau às 16:37
Marcadores: Música Celta
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Post a Comment