quinta-feira, 16 de abril de 2009

Catedral Evangélica de Blumenau


    
A Catedral Evangélica Luterana de Blumenau, foi fundada em 1877 e apresenta uma contrução de estilo neo-gótico, que apresenta esse nome pois foi feito tempos depóis do estilo gótico propriamente dito.
     As principais características góticas que podem ser observadas ao ver a Igreja são: Os vitrais, a abóbada, arcos e, é claro, a torre.
     A construção gótica, se diferenciou principalmente pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço.
    Em lugar dos sólidos pilares,como na arquitetura românica, esbeltas colunetas passaram a receber o peso da abóbada. O restante do peso foi distribuído por pilares externos. As torres dão mais altura e majestade à catedral. As paredes, perdendo sua importância como base de sustentação, passam a ter grandes vidrais, o que deu a tão esperada luminosidade ao ambiente. Esses vitrais coloridos ilustram em desenhos cenas da vida cristã. A magia dos vitrais góticos, que filtram a luz do sol, enche a igreja de uma claridade mística que tem como objetivo, lembrar a presença divina. A intenção era criar no visitante a impressão de um espaço que se alçava infinitamente até o ceu.

Obs: Para ver uma foto da Igreja Clique Aqui
_________..________

Trago também, um canto, apresentado Catedral de Worcester. São três linhas de vozes masculinas, cantando em terças (a primeira é a original, a segunda é a tradução)

Beata viscera
Mariæ virginis
quæ fructu gravida
æterni germinis
in vitæ poculo
propinat seculo
Pro bono hominis
donum dulce dinis


"Benditas as entranhas
Da Virgem Maria
Que, grávida do fruto
Do princípio eterno
No vaso da vida
Dá de beber ao mundo
Para o bem do homem digno
Um doce presente"



Além disso, abaixo tem uma listagem de algumas músicas no órgão, que são facilmente encontradas no youtube, ou sites semelhantes.
- Toccata & Fugue, de Bach.
- Pasacaglia et Fuga (C menor) 
- Fantasia et Fuga (C menor) 
- Toccata et Fuga (F maior) 
- Fantasia et Fuga (G menor) BWV 542 
- Toccata et Fuga (D menor) "Dorian", BWV 538
- Preludio et Fuga (em Em), BWV 533 

Post by
 Evelyn Della Giustina


0 Comments: